Deliberações ingénuas do umbigo. Pode um homem revoltar-se sem armas?

sexta-feira, julho 11, 2003

Henry Miller

"Estas catrástrofes cujas provas tipográficas revejo exercem sobre mim um maravilhoso efeito terapêutico. Imagino um estado de imunidade perfeita, uma existência mágica, uma vida de absoluta segurança no meio de bacilos tóxicos. Nada me toca, nem colisões, nem guerras, nem revoluções. Estou vacinado contra todas as doenças, todas as calamidades, todos os desgostos e todas as angústias. É a culminação de uma vida de firmeza. Sentado no meu nichozinho, passam-me pelas mãos todos os venenos que o mundo expele diáriamente. Nem sequer uma unha fica manchada. Sou absolutamente imune. Estou ainda melhor do que um ajudante de laboratório pois aqui não há maus cheiros, há apenas o cheiro de chumbo derretido. O mundo pode estoirar, mas eu estarei aqui, do mesmo modo, para por uma vírgula ou um ponto e ví­rgula. Até talvez faça umas horazitas extraordinárias, pois a dar-se um acontecimento desses haverá com certeza uma última edição extra. Quando o mundo tiver explodido e a última edição tiver ido para a tipografia, os revisores recolherão calmamente todas as vírgulas, todos os pontos e vírgula, hífenes, asteriscos, parêntesis curvos e rectos, pontos de exclamação, etc., metê-los-ão numa caixinha e colocá-los-ão em cima da cadeira do chefe de redacção. Comme ça tout est réglé..."

em Trópico de Câncer

0 comentários:

Enviar um comentário

<< Home